-
Arquitetos: Leonardo Ciotta Arquitetura
- Área: 230 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: ALP, Beschorner, Centenário, Ecotelhado, Runtzel, Santo Antônio, Tocchi, Unipedras
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com um incomum condicionante de projeto, está residência deveria abrigar não somente as funções habituais de uma casa urbana, mas também espaço suficiente para amparar um motorhome utilizado pela família nos momentos de lazer. Um terreno na cidade de Estrela no Rio Grande do Sul com 495m² e uma declividade de 4,5 metros foi o escolhido para abrigar as duas distintas funções sem gerar volumetria que atrapalhasse o quotidiano da residência.
Um grande volume branco sobrevoa suspenso por pilares a estrutura da garagem em concreto aparente e tangencia o limite do terreno com a rua para se abrir para um pátio interno sombreado nos meses de verão, dessa forma a área social mistura funções internas e externas dependendo das condições climáticas. Uma pitangueira centenária foi preservada afim de marcar o a entrada principal superior da residência e a circulação coberta possibilita acesso independente para todos cômodos da casa se ampliando para acomodar um assador utilizado nos dias festivos. A cobertura vegetal da residência permite reduzir as temperaturas nos meses de verão e filtram a água captada em que a casa reusa. Sem a necessidade de muros na face principal permitiu-se criar um jardim voltado para a rua, criando uma zona de encontro permeável com o bairro, nessa fachada rasgos horizontais garantem privacidade e dosagem da ventilação cruzada nesta região de grande amplitude térmica durante o ano.
Através do jardim interno pode-se acessar a grande garagem que também resolve funções técnicas da casa, pequenas manutenções e oficina.